Notícias


Clique para assistir o vídeo!

Emirados Árabes Unidos Querem diversificar investimentos em Angola

Governo 14-05-2024
ANGOLA ENTRE 173 PAÍSES PARTICIPANTES NA REUNIÃO ANUAL DE INVESTIMENTOS EM ABU DHABI

Angola está entre os 173 países que participam na Reunião Anual de Investimentos (AIM), que decorre, de 7 a 9 de Maio do corrente, em Abu Dhabi, capital político-administrativa dos Emirados Árabes Unidos.
A Câmara de Comércio e Indústria Angola-Emirados Árabes Unidos, que mobilizou as empresas angolanas para o certame, organizou na manhã de hoje uma sessão sobre as oportunidades de negócios para o país.
A ocasião foi aproveitada para o Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas do Ministério das Relações Exteriores, Domingos Custódio Vieira Lopes, para transmitir aos presentes, composto essencialmente por empresários e investidores, sobre a visão do Executivo angolano quanto às facilidades de se apostar no mercado angolano.
O governante angolano salientou que, no conjunto de esforços do Executivo angolano para melhorar o ambiente de negócios, está em vigor desde Junho de 2023, a Lei nº 10/18, do investimento privado, que confere a liberdade de movimentação de capitais, a possibilidade de investimento sem a necessidade de parceiros locais, com acesso a benefícios fiscais e critérios de repatriamento de capitais favoráveis aos investidores.
Estas acções, enfatizou, visam não só tornar o panorama de negócios mais atraente como também ampliar o leque de oportunidades no mercado de trabalho para uma população maioritariamente jovem, perspectivando o combate à pobreza.
Domingos Vieira Lopes reafirmou que Angola é um país virado para o mundo, tendo recentemente aberto as suas fronteiras a 98 países no âmbito de facilitar a tramitação processual na obtenção de vistos de turismo.
Possui ainda uma das maiores reservas de água da África Subsariana e uma extensa reserva de terras agrícolas altamente férteis. “Estas condições permitem desenvolver a médio e longo prazo o sector agrícola, industrial, mineiro e tecnológico e, certamente, com a experiência do sector público e privado, Angola poderá alcançar também a diversificação da sua economia”, afirmou.
Na ocasião, o Secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores, Domingos Vieira Lopes, convidou os empresários a visitar Angola para constatar “in loco”, “o que há de bom no mercado angolano”.
O 13º Congresso Anual de Investimentos contempla uma componente que procura captar novo potencial para o desenvolvimento económico global, apostando nas pequenas e médias empresas (PME), enfatizando o seu papel fundamental na inovação e crescimento socioeconómico nas comunidades, com destaque para o turismo, agricultura e os sectores industrial e tecnológico.
O Governo angolano, no seu Plano Estratégico de Desenvolvimento, considera os sectores supracitados, chaves para a dinamização do tecido produtivo e diversificação económica.
Na óptica do Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, o objectivo será mais facilmente atingível se no pacote de ofertas for incluído a formação e a capacitação de capital humano.
Participam da parte angolana na Reunião Anual de Investimentos (AIM), que acolhe 12 mil participantes, 449 sessões de discussões e 900 conferencistas, o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, o presidente do Conselho de Administração da Zona Económica Especial Luanda-Bengo, Manuel Pedro, representantes do FACRA - Fundo Activo de Capital de Risco Angolano e da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Emirados Árabes Unidos.
ASSINATURA DE ACORDO
À margem da Reunião Anual de Investimentos (AIM), a Câmara de Comércio e Indústria Angola-Emirados Árabes Unidos assinou hoje, 08.05.2024, um memorando de entendimento com Apollonia Capital Advisors, sediada no Dubai, que visa a angariação de fundos, colaborar em projectos e iniciativas que promovam o desenvolvimento de negócios, oportunidades de financiamento e investimento em Angola.
O acordo foi assinado entre Bráulio Martins, presidente da Câmara Angola-EAU e Abdulrahmaan Al Ansaari, CEO da Apollonia Capital Advisors.

Fonte: Embaixada de Angola / Abu Dhabi
Governo 14-05-2024
ANGOLA TEVE PARTICIPAÇÃO POSITIVA NA AIM EM ABU DHABI

O Congresso AIM (Reunião Anual de Investimentos), que decorreu de 07 a 09 de Maio, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, permitiu ao país mostrar as potencialidades das empresas angolanas por via da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Emirados Árabes Unidos.
O certame é uma iniciativa da AIM Global Foundation, organização internacional totalmente comprometida em capacitar a economia mundial, impulsionar estratégias de promoção eficazes, assim como facilitar as oportunidades de produtividade e expansão económica.
O Congresso AIM 2024 reuniu líderes empresariais, formuladores de políticas, empresários, investidores regionais e internacionais, empreendedores, académicos e especialistas, que apresentaram as informações, estratégias e conhecimentos actualizados sobre a atracção de investimentos.
O Congresso AIM de 2024 testemunhou uma programação extraordinária de sessões onde as startups de todo o mundo promoveram produtos ligados à inovação no ecossistema empreendedor, assim como fizeram apresentações com o objectivo de traçar o caminho para o cenário de negócios em rápida evolução.
No evento, a startup angolana ANDA, criada em Abril de 2023 do segmento de transporte e mobilidade, foi distinguida com o prémio "Startup Pitch Competition" disputado com as outras do continente africano.
Recebeu a distinção o fundador e CEO, Sérgio Tati, tendo realçado na ocasião que a premiação serve como estímulo para reforçar a estratégia e expansão do negócio em Angola, mais virado para a área de transporte e mobilidade.
A ANDA sagrou-se vencedora a 18 de Abril último, de um “Pitch Nacional”, realizado pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e a Acelera Angola, no qual foi suportado pela organização do evento, o AIM Congress.
A Startup “ANDA” é um dos emergentes notáveis do ecossistema angolano, criada para transformar a mobilidade urbana em Angola, através de transportes de moto-táxis licenciados cujo serviço se destaca pela aplicação de um modelo tecnológico inovador.
O projecto inovador convenceu o júri da 13ª edição do Congresso AIM.
A ANDA sagrou-se vencedora da competição que reuniu 50 unicórnios (Startups com grande portfólio) no evento em que estiveram envolvidos 175 países e mais de 12 mil participantes, 900 conferencistas e 449 sessões de discussões.
Com esta conquista, a ANDA ganhou um bilhete de passagem para participar no evento “Xmatch Demo Day” (Dia de Demonstração), previsto para 24 de Novembro deste ano no Cairo, Egipto.

Fonte: Embaixada de Angola / Abu Dhabi
Governo 14-05-2024
CÂMARA DE COMÉRCIO REFORÇA COOPERAÇÃO PARA EVENTOS DE PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS EM ANGOLA E NOS EMIRADOS

A Câmara de Comércio e Indústria Angola-Emirados Árabes Unidos reforçou, em Abu Dhabi, a cooperação com a instituição que organiza o Congresso AIM (Reunião Anual de Investimentos) pela assinatura renovada de um Memorando de Entendimento.
O acordo assinado na passada quinta-feira, 09/05, entre o presidente da Câmara Angola-Emirados Árabes, Bráulio Mohammad Martins e o Director-Geral da AIM Global Foundation, Walid Farghal, prevê a organização de actividades conjuntas de eventos de promoção de negócios.
Contemplam fóruns, mesas redondas de investimento, workshops de capacitação, seminários e cursos de formação sobre tópicos relacionados com investimento e negócios.
Está previsto, igualmente, o apoio à delegação empresarial internacional da Câmara de Comércio Angola-EAU a outros países através da organização de reuniões empresariais bilaterais com potenciais parceiros.
Outra vertente do acordo tem a ver com a mobilização de empresas, palestrantes e especialistas em investimentos para eventos a realizar entre as duas partes, com destaque para o Angola Global Business Forum (GBA), que decorre, anualmente, em Luanda e ao Congresso AIM nos Emirados Árabes Unidos.
O entendimento incide sobre o apoio e facilitação nas discussões de negócios com a delegação do Congresso AIM através de reuniões virtuais/físicas durante o ano.
Na ocasião, o Director - Geral da AIM Global Foundation, Walid Farghal, prometeu mobilizar empresas emiratis e de outros Estados para participar no GBA (Angola Global Bussiness Fórum) este ano em Luanda, uma forma de compensar a presença de empresas angolanas na AIM durante o período de 2019 a 2024.
As duas partes (angolana e emiratis) assinaram o primeiro acordo no Dubai em 2019 e renovado agora em Abu Dhabi para mais cinco anos.
O Congresso AIM (Reunião Anual de Investimentos), que decorreu de 07 a 9 do corrente, em Abu Dhabi, é uma iniciativa da AIM Global Foundation, organização internacional independente totalmente comprometida em capacitar a economia mundial, impulsionando estratégias de promoção eficazes, assim como facilitar oportunidades de produtividade e expansão económica.

Fonte: Embaixada de Angola / Abu Dhabi
Governo 14-05-2024
ZEE MOSTRA VANTAGENS DAS REFORMAS NO CONGRESSO DA AIM EM ABU DHABI

O presidente do Conselho de Administração da Zona Económica Especial (ZEE), Manuel Pedro, apresentou, num painel de debates sobre investimentos em África, as oportunidades de negócios existentes em Angola e as reformas em curso para a atracção de capital externo.
De acordo com Manuel Pedro, ao Jornal de Angola, a presença da ZEE no Annual Investment Meetings (AIM), Reunião Anual de Investimentos, em português, serviu para partilhar o conjunto de iniciativas que têm desenvolvido, a política de atracção de investimentos, as oportunidades de investimentos e o quadro legal facilitador dos investimentos.
Enquanto um dos representantes de Angola ao evento, o PCA da ZEE indicou que o objectivo da participação foi também o de esclarecer aos investidores as reformas que o Governo tem estado a implementar no sentido de atrair e promover o investimento estrangeiro.
Nesta mesma perspectiva, Manuel Pedro participou, ainda quarta-feira, 08.05.24, num outro painel em que abordou a temática “Impacto das Reformas Fiscais nas Agências de Promoção de Investimento e nas Zonas Económicas Especiais”.
A ocasião serviu para Manuel Pedro elucidar aos presentes a forma como o sistema fiscal angolano está a favorecer a fixação de investimentos na ZEE.
“Foi possível partilhar um conjunto de informações não só sobre o país, mas também e em especial sobre o que é a ZEE, relativamente às oportunidades de investimentos existentes nas áreas logística, indústria, hotelaria, restauração.
Portanto, foi uma ocasião muito importante, pois foi possível partilhar muitas informações e realizar vários encontros bilaterais o que nos deixa muito expectante com os resultados que possam advir dessa participação”, disse.
O Congresso AIM (Reunião Anual de Investimentos) é uma iniciativa da AIM Global Foundation, uma organização internacional independente totalmente comprometida em capacitar a economia mundial, impulsionando estratégias de promoção eficazes e facilitando oportunidades de produtividade e expansão económica.
O Congresso da AIM estabeleceu-se como uma plataforma de investimento líder no Oriente Médio, que aspira iniciar uma transformação positiva, criando oportunidades de investimento, defendendo a solidariedade e desenvolvendo relações económicas entre as nações.

Fonte: Embaixada de Angola / Abu Dhabi
Embaixador(a)

Julio Maiato